Super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike

Essas super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike serão de grande importância para você quer manter sua bicicleta pronta para fazer seus pedais com segurança e tranquilidade.

Super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike
Amigos pedalando

Hoje em dia, bikes de entrada estão constantemente passando por melhorias em termos de componentes e qualidade.

Nesse sentido, pode-se comprar um bicicleta em uma loja especializada e já ir direto fazer trilhas. Todavia, não é fácil lidar com os problemas causados pela falta de ajustes ou manutenção.

Super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike

A princípio, as dicas abaixo irão te auxiliar e fazer com que suas pedaladas se tornem mais prazerosas, bem como reduzir as possibilidades de problemas mecânicos em sua bike.

Regule as marchas

Os grupos de transmissão mais simples, não respondem com a mesma rapidez e eficiência quanto aos usados em bikes top de linha. Apesar disso, o normal é que funcionem de maneira correta.

Super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike
Regulando cabos da bicicleta

Quando a transmissão está corretamente regulada, as mudanças de marcha ocorrem de maneira leve. A tensão inadequada dos cabos é a causa principal dos problemas, ainda mais para quem gosta de fazer trilhas, onde sua bike pegar mais resíduos de poeira ou lama.

Cuidados com a gancheira do câmbio traseiro

Seja como for, jamais deite a bike no chão, ou a escoste na parede do lado do câmbio. O empeno da gancheira traz muitos problemas.

Super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike
Imagem câmbio traseiro com gancheira fixa ao quadro

Ao contrário do que muitos pensam, é normal que uma bike nova, não importa se é de entrada ou top de linha, com o uso, as marchas ficam desreguladas, bem como as rodas fiquem fora do centro, pois os cabos folgam, bem como os raios vão perdendo a tensão.

Será que o selim que vem na bike é sempre o melhor?

Com o tempo, a qualidade dos selins tem melhorado, ainda sim, nem sempre um selim que é confortável para uma pessoa, pode ser desconfortável para outra. Ou seja, o selim é um item de uso extremamente pessoal.

O mais recomendado é fazer um teste do selim, durante a compra da bicicleta e, caso seja necessário, já pode fazer a troca pelo selim que melhor lhe atende.

Super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike
Ajustando o selim

Geralmente, as mulheres necessitam de selins mais largos que os modelos masculinos.

Pedais – super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike

Os pedais é um item de escolha pessoal, por exemplo, há quem prefira pedais plataforma, porém, há quem não abra mão dos pedais de encaixe (clip). Este último deve ser usado juntamente com sapatilhas.

Super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike
Pedal de encaixe

Dê preferência aos pedais com corpo de alumínio e eixo em aço.

Pedal plataforma

Use manoplas de qualidade – super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike

Do mesmo modo, também tenha muito cuidado na escolhas das manoplas. Então, compre o modelo que mantenha suas mãos mais confortáveis.

A maioria das bicicletas de entrada, vem montadas com manoplas de boa durabilidade, em contrapartida, não oferecem conforto para as mãos do ciclista.

Atenção com os pneus – super dicas de manutenção para os iniciantes do Mountain Bike

Os pneus precisam de uma atenção toda especial, ainda mais porque é o elo de contato entre a bicicleta e o solo. Devem andar com a calibragem correta, pois, com pressão muito alta, causará a perda de tração. Por outro lado, se andar com pouca pressão, há maior chance de furar pneu e câmara.

the young man inflates bicycle wheel - pneu bike imagens e fotografias de stock
Calibrando o pneu

Protetor de quadro no chainstay

Reduza o barulho e evite danos ao quadro, instalando um protetor na parte inferior direita do triângulo traseiro da sua bike, o chainstay. O movimento da gaiola (cage) do câmbio traseiro, faz com que a corrente entre em choque com o quadro, provocando um barulho e arranhões na área de contato.

Embora, os protetores sejam um acessório relativamente barato, você também poderá enrolar a chainstay com uma tira de borracha.

Bicicleta com protetor chainstay

Agora, vamos aos cuidados com a corrente!

As correntes mais baratas não possuem a mesma resistência da mais caras. Mantenha a corrente da sua bike limpa e lubrificada para evitar a oxidação e o desgaste do cassete e das coroas.

Para pedalar em ambientes com barro, lama, chuva, se torna ainda mais importante os cuidados com a manutenção.

Lubrificando a corrente

Por fim, vamos aos cuidados com a suspensão

Os fabricantes de amortecedores, em sua maioria, utilizam algum tipo de lubrificante (óleo ou graxa), garantindo assim, suavidade no seu acionamento. Mas esses lubrificantes, acabam atraindo poeira e outros detritos, que se acumulam nos selos e retentores da suspensão, causando arranhões às canelas da mesma.

Suspensão com perda de lubrificante

Portanto, após cada pedalada, recomenda-se que faça uma limpeza com um pedaço de papel higiênico ou pano. Depois, pingue algumas gotas de óleo ao redor dos retentores. Em seguida, acione a suspensão por três ou quatro vezes. Após isso, retire o excesso de óleo, para evitar que junte sujeiras.

Por último, vamos a algumas recomendações

As bicicletas precisam passar por revisões periódicas. Essas revisões devem ser feitas por profissionais especializados, pois eles avaliam corretamente o estado de desgaste das peças e componentes e fazem o reparo ou providenciam a substituição.

Dicas de segurança

Equipamentos de segurança e kit reparos

Importante!

  1. use capacete

2. use luvas

3. use luzes de sinalização traseira e dianteira

4. leve remendo, cola e câmara de ar reserva

5. defina o trajeto previamente e informe aos seus amigos e familiares

6. leve água suficiente

7. ande pelo acostamento das BRs

8. alimente-se bem

10. use roupas adequadas

11. mantenha a manutenção em dia

12. ande com atenção

13. por fim, não ande só por percursos desertos

Atenciosamente,

Equipe De Bem com a Vida.

Leia também:

Vamos aprender a calibrar o pneu do seu veículo seguindo 5 passos?