Fique por dentro das principais curiosidades do camaleão

Pertencente à família Chamaeleonidae, o camaleão é um animal que apresenta como uma das principais características a capacidade de mudar de cor, de acordo com o ambiente. Essa característica lhe permite se camuflar, para que ele possa se esconder dos predadores. Estima-se que existam, no mundo, entre 150 e 160 espécies desse réptil de hábitos diurnos.

Fique por dentro das principais curiosidades do camaleão

Inicialmente, iremos destacar o camaleão comum (chamaeleo chamaeleon)

Antes de mais nada, iremos falar sobre algumas características físicas deste lindo animal. O camaleão apresenta um corpo estreito e uma cauda longa que se prende nos galhos das árvores. Ele tem olhos que se movimentam independentemente, e uma língua que se expande.

Em relação a lista de animais em extinção, o camaleão comum ainda é uma espécie pouco preocupante.

Fique por dentro das principais curiosidades do camaleão – Características gerais

Os camaleões têm a cabeça angulosa, sendo que, geralmente, não realizam movimentos cranianos, como outros lagartos. São répteis pertencentes à Ordem Squamata, a mesma de alguns lagartos e cobras.

Esses lagartos tem patas fortes, com 5 dedos, e são agrupados em lados opostos, fazendo com que o animal se agarre de forma firme.

Fique por dentro das principais curiosidades do camaleão

Você sabia que o camaleão consegue lançar sua língua a quase um metro de distância?! Pois é!!! Ele faz esse movimento para capturar insetos para sua alimentação. A língua desse réptil contém um muco, que faz com que o alimento fique preso nela.

Fique por dentro das principais curiosidades do camaleão – Habitat

Os camaleões estão distribuídos mais intensamente na África, Madagáscar, no Sul da Europa, Índia, Sri Lanka e Arábia.

Eles habitam as florestas, Savanas, como também plantações. Esses animais passam a maior parte do tempo em cima de árvores, mas é facilmente encontrado passeando pelos quintais e muros das casas.

Alimentação

É um réptil que apresenta movimentos lentos, mas também, age bruscamente quando se sente ameaçado. São animais que não saem em busca de alimentos, preferem esperar o alimento vir até eles.

Esses animais se alimentam de pequenos insetos voadores, mas também se alimentam de outros pequenos invertebrados.

Os camaleões são animais que não toleram a presença de outros indivíduos no mesmo território, portanto são animais de hábito solitário.

No entanto, esses répteis podem se juntar a outros apenas durante o período de reprodução, e varia de acordo com as regiões que habitam.

Reprodução

Os camaleões podem ser ovíparos ou ovovivíparos. Geralmente, as fêmeas botam uma única ninhada por ano, sendo que apresentam de 5 a 45 ovos, e são enterrados no solo.

No entanto, há algumas espécies que não fazem a postura dos ovos, sendo que os filhotes nascem após um período de cerca de 7 meses de gestação.

Mais algumas curiosidades sobre o camaleão

  • A mudança de coloração do camaleão varia de acordo com o ambiente, mas também em função da iluminação e sensações do sistema nervoso sobre as células de pigmentos
  • Todavia, a mudança de coloração não está ligada apenas à camuflagem, mas também, a defesa de território e atração da fêmea
  • Os camaleões lançam a língua a uma distância quase equivalente ao dobro do seu tamanho
  • De acordo com a IUCN (Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o camaleão comum é um espécie pouco ameaçada de extinção
  • A maioria das espécies de camaleão é ovípara, portanto, que bota ovos
  • Há registro de alimentação de pequenos pássaros na dieta de algumas espécies maiores de camaleão
  • É bastante comum, em alguns lugares do mundo, os camaleões serem comercializados como animais de estimação
  • No Nordeste e na Amazônia, existe o lagarto iguana, que pertence a família Iguanidae. No entanto, é conhecido popularmente como camaleão.

Atenciosamente,

Equipe De Bem com a Vida

Veja também:

Saiba mais sobre o mundo das formigas

Aranha caranguejeira: saiba mais sobre espécies, habitat…

Cobra coral verdadeira e a falsa coral: Curiosidades e diferenças

Escorpiões: fique por dentro das principais curiosidades desse aracnídeo