Saiba como cuidar do seu gato seguindo 10 passos

Aprenda a cuidar do seu gato seguindo esses 10 passos simples. As dúvidas são normais, principalmente para quem adquiriu o pet pela primeira vez. O gato, a exemplo de outros animais, também precisa de cuidados específicos.

Saiba como cuidar do seu gato seguindo 10 passos

Neste post, iremos orientar você sobre os cuidados básicos que se deve ter com seu gato de estimação. Portanto, siga o passo a passo e tudo dará certo, para você e seu bichinho.

Antes de mais nada, mantenha sempre em dia as vacinas e consultas veterinárias do seu bichano. Apesar dos gatos passarem grande parte do dia dentro de casa, eles podem pegar uma infinidade de doenças através de roupas, sapatos, e até mesmo do ar.

Então mantenha o calendário de vacinação rigorosamente em dia.

Todavia, mesmo com todas as vacinas em dia, fique atentos a mudança de comportamento do seu animal. Caso isso ocorra, procure orientação de um veterinário o mais rápido possível.

Saiba como cuidar do seu gato seguindo 10 passos – Saiba como educar seu gato

Saiba como cuidar do seu gato seguindo 10 passos

Geralmente, os gatos têm o hábito de serem mais independentes do que os cachorros, mas isso não os tornam menos inteligentes e, portanto necessitam de educação para tornar a convivência harmônica no ambiente familiar.

Faça exercícios mentais com frequência, para que seu gato aprenda as normas básicas de convivência, tais como usar a caixinha de areia e o seu arranhador.

Com paciência e dedicação ele aprenderá a se comportar de forma muito satisfatória.

Faça a escovação dos pelos do seu gato para evitar as famosas bolas de pelo no estômago do animal, assim, evitando problemas maiores.

Você sabe o que é banho de gato?

Apesar dos gatos fazerem hegiene exaustivamente, é imprescindível que se faça a escovação de seus pelo regularmente, principalmente na primavera e no outono, período em que ocorre a mudança de pelos.

Saiba como cuidar do seu gato seguindo 10 passos – Alimentação do seu gato

É muito importante saber qual a alimentação adequada para cada fase da vida do seu seu gato. Junior, Adult ou Senior estão disponíveis no mercado para suprir as necessidades do animal em casa fase de sua vida.

Recomendamos que faça variação na ração, com comida úmida e dietas caseiras. No entanto, a ração é a alimentação mais importante e, portanto, deve ser de alta qualidade.

Saiba como cuidar do seu gato seguindo 10 passos

É muito importante fazer uso de vitaminas e suplementos, tanto na fase de crescimento quanto na fase geriátrica.

Prática de Jogos – atividades físicas e mentais

Sociáveis, independentes, brincalhões ou calmos. Existem gatos com vários tipos de comportamentos, portanto, a prática de atividades físicas e mentais é muito importante para todos durante seu desenvolvimento.

Isso fará com que seu pet se desenvolva física e mentalmente e se torne um gato saudável.

Outro assunto importante é em relação à liberdade do seu gato, tendo em vista que é um animal de natureza selvagem e precisa de certa liberdade, desde que seja em ambientes controlados, ou seja, ambientes seguros.

Evite que ele faça a captura de pequenos animais para se alimentar, pois isso poderá causar problemas digestivos ao seu animalzinho de estimação.

É muito importante que se faça a cirurgia para deixar o seu pet estéril, pois evitará problemas de superlotação em sua casa, bem como os passeios noturnos do bichano.

Ensine seu gato a usar a caixinha de areia

Faça com que seu gato aprenda a usar a caixa de areia, para fazer suas necessidades. Os gatos são animais limpos e, quando adultos, usam a caixa de areia por instinto, mas para isso é preciso treiná-lo antes.

Mantenha a caixa em um lugar isolado, mas de fácil acesso, e troque regularmente a areia.

Também corte as unhas do seu gato, quando perceber que estão grandes demais. Se não souber como fazer, poderá levá-lo a um veterinário, que não cobrará pelo serviço.

Você também deverá preparar um lugar confortável para seu gato descansar, bem como dormir. Prepare uma cama ou almofada macia para seu bichinho. Lembre-se que eles gostam de dormir em locais fechados. Não deixe móveis abertos para evitar que eles entrem e durmam neles.

Boa sorte e muito carinho com seu pet!

Atenciosamente,

Equipe De Bem com a Vida.

Leia também:

Aprenda a se divertir com o seu cachorro

Curiosidades sobre as girafas