Saiba mais sobre o mundo das formigas

As formigas são os insetos com maior número de espécies. São seres invertebrados, pertencentes ao Filo Arthropoda, da Ordem Hymenoptera, sendo que todas as espécies fazem parte da Família Formicidae. Existe cerca de 18 mil espécies de formigas no mundo, sendo que no Brasil, há aproximadamente 2 mil espécies. Portanto, é o país com maior diversidade de formigas das Américas.

Saiba mais sobre o mundo das formigas

Saiba mais sobre o mundo das formigas – características

Vamos a anatomia das formigas. Esses insetos apresentam 3 pares de patas, um par de olhos compostos, um par de antenas e um par de mandíbulas. Este último compõe seu aparelho bucal mastigador, que é fundamental para seu hábito de vida.

A alimentação das formigas varia de acordo com a sua espécie. As formigas cortadeiras se alimentam de fungos que produzem em seu formigueiro, ao passo que outras espécies, alimentam-se de seiva de plantas, néctar, carapaças de outros insetos e restos de alimentos utilizados no consumo humano.

A exemplo de outros insetos, as formigas se comunicam por meio do feromônio, que é uma substância química que provoca reações específicas entre os indivíduos da mesma espécie. Nesse sentido, os insetos deixam um sinal químico, que serve de alerta ou aviso para outras formigas da espécie.

Saiba mais sobre o mundo das formigas – colônias

As formigas são insetos que apresentam metamorfose completa (holometábolos), passando, portanto, pelos estágios de ovo, larva, pulpa e adulto.

As formigas são insetos sociais. Portanto, vivem em colônias, e os indivíduos fazem a divisão das tarefas, sendo que numa colônia encontram-se a rainha, as operárias e os machos.

Todavia, o que determina se uma larva fêmea se tornará operária ou rainha, é a quantidade e qualidade do alimento que lhe é ofertado nessa fase de desenvolvimento, sendo que a destinada a ser rainha, receberá alimento de melhor qualidade e em quantidade maior em relação aos demais insetos da colônia.

Saiba mais sobre o mundo das formigas

Na colônia, as operárias são responsáveis pelo trabalho de construção, manutenção, limpeza do ninho, bem como os cuidados e defesa da prole.

No entanto, já aos machos da espécie, fica a responsabilidade pela reprodução, sendo que estes permanecem no ninho até o voo nupcial, fase em que eles procuram uma fêmea para fazer a cópula. Porém, depois do voo nupcial, eles morrem mesmo que não tenham copulado.

Saiba mais sobre o habitat das formigas

Como dito anteriormente, as formigas vivem em colônias, e habitam praticamente quase todos os ambientes terrestres, com exceção dos pólos.

As cortadeiras constroem seus grandes ninhos no subsolo, podendo se estender por vários metros, ao passo que outras espécies fazem seus ninhos em pedaços de madeira, debaixo das folhas da floresta.

Há espécies que podem ser encontradas em copas de árvores, em frutos secos, como também em folhas em processo de decomposição. Por fim, não podemos esquecer das espécies que são encontradas em espaços urbanos.

Em conclusão, Fique por dentro de mais curiosidades sobre as formigas

  • Na Amazônia, pode existir mais de 8 milhões de formigas em um hectare de floresta
  • Os humanos consome algumas espécies de formigas
  • Mirmecologia é o estudo das formigas
  • As formigas auxiliam na reciclagem da matéria orgânica
  • Esses insetos conseguem levantar objetos que pesam 50 vezes mais o seu peso
  • É o inseto com o maior cérebro em relação ao seu tamanho
  • As rainhas vivem mais que os outros componentes da colônia
  • As formigas existiam desde o tempo dos dinossauros
  • A rainha é a única capaz de botar ovos
  • Há espécies de formigas que tem mais de uma rainha

Atenciosamente,

Equipe de Bem com a Vida

Saiba mais:

Aranha caranguejeira: saiba mais sobre espécies, habitat…

Cobra coral verdadeira e a falsa coral: Curiosidades e diferenças

Escorpiões: fique por dentro das principais curiosidades desse aracnídeo

Curiosidades sobre as girafas